Dicas

Por Adm
Manejo e linha de rações Sperafico para bovinos de leite
Manejo e linha de rações Sperafico para bovinos de leite

RAÇÃO TOP LEITE BEZERROS

 

Na fase de bezerros é essencial utilização de ração precocemente e com qualidade, pois inicia o desenvolvimento das papílas ruminais e musculatura do rúmen.

Dar pelo menos 3 Litros de colostro nas primeiras 6 horas e mais 2 a 3 Litros nas 12 horas de vida. Bezerros devem consumir de 5 a 9 Litros de leite por dia. Desde a primeira semana de vida, colocar pequenas porções da Ração Sperafico Bezerros para estimular-los à ingestão voluntária.

Quanto antes iniciar o fornecimento da ração top leite bezerros, será melhor para o desenvolvimento dele. Pode-se também utilizar feno ou grama de alta qualidade para esta fase.

 

RAÇÃO TOP LEITE NOVILHAS

 

Na fase de novilha, com desenvolvimento do úbere, devem-se evitar animais com excesso de peso, pois ocorre deposição de tecido adiposo deste órgão. Outro problema de animais obesos é no pré-parto, pois é um dos principais responsáveis pelos problemas metabólicos.

A utilização de feno e pasto de qualidade nesta fase também é de grande importância, novilhas necessitam de fibra de qualidade na dieta. A quantidade de Ração Sperafico Novilha pode variar de 2 a 5 kg, cuidando sempre com o escore corporal.

 

RAÇÃO TOP LEITE PRÉ-PARTO

 

 

O pré-parto é essencial para buscar alta produção e lucratividade, nesta fase os animais devem ingerir 3 a 5 kg de ração Top Leite Pré-Parto e alta ingestão de fibra com poucos alimentos ricos em potássio, pode-se usar silagem. O pasto e feno devem ser baixa qualidade, isto é, pouca folha e bastante talo evitando assim a carga de potássio da dieta e permanecendo a dieta aniônica.

As Rações Sperafico Pré-Parto possuem alta concentração de mineral aniônico em sua formulação, com isso pode utilizar ração sem colocar mineral específico a mais na dieta.

Após um cuidado rigoroso com as bezerras, novilhas e no pré-parto, aqui virará o centro das atenções e o lucro de todo trabalho. Vacas recém-paridas devem receber imediatamente após o parto alta quantidade de ração e volumosos para evitar reduzir o balanço energético negativo.

No pós-parto imediato as vacas podem receber o dobro da quantidade de concentrado que recebiam no pré-parto, por exemplo: se recebia 5 kg de ração pré-parto pode receber 10 Kg após parir. Devemos sempre intensificar o trato das animais “novos no leite” pois a cada 1 Litro de aumento no pico da lactação, pode equivaler mais que 200 Litros de leite durante toda lactação.

Mais Dicas

  • Previsão do Tempo
© 2017 Sperafico Agroindustrial Ltda
Todos os direitos reservados.