Dicas

Por Adm
Alimentação no Pré-Parto de Vacas Leiteiras
Alimentação no Pré-Parto de Vacas Leiteiras

O período pré-parto (período seco) das vacas leiteiras é usualmente de 60 dias. Este período é muito importante para a eficiência da produção de leite, principalmente para a regeneração da glândula mamária e desenvolvimento das vilosidades ruminais e intestinais.

As vacas leiteiras possuem uma exigência de minerais aniônicos, como cloretos e fluoretos, 21 a 30 dias que antecedem ao parto. O objetivo desta dieta é tornar ativo o paratormônio para evitar hipocalcemias subclínica e clínica, edemas de úberes e até retenções de placentas pela melhora de imunidade.

A utilização de “Ração Sperafico Pré-Parto” melhora o consumo destes minerais aniônicos, visto que estes não possuem uma boa palatabilidade. Além disso, a ração desenvolve as vilosidades para melhor absorção no período do pós-parto. Estudos mostram que ganhando 1 Litro na fase inicial de lactação, pode se tornar de 200 a 400 Litros durante toda a lactação.

Além da ração pré-parto, as vacas podem consumir silagem. As pastagens, os fenos e pré-secados devem possuir pouco potássio e baixa qualidade (isto é, menor a relação de folha e maior a de talos). Para verificarmos se o total da dieta está aniônica, ou melhor, está tendo boa resposta ao animal, podemos medir o Ph urinário.

Outra coisa que devemos nos atentar nesse período é o escore corporal para o parto. Nesta fase é muito importante o animal entrar com escore de 3,0 a 3,25, e com ele o permanecer, evitando perder ou ganhar peso. Animais com excesso de peso nesta fase terão maiores problemas metabólicos, como a Cetose pós-parto. Para conferirmos se o animal possui cetose, pode-se medir o BHBA sanguíneo.

Mais Dicas

  • Previsão do Tempo
© 2017 Sperafico Agroindustrial Ltda
Todos os direitos reservados.